Quem conhece o bairro do Ipiranga tem inúmeros motivos para amar a localização. Essa é uma das áreas mais tradicionais de São Paulo, sendo considerada um marco na história do país, pois é a região em que Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil.

Hoje, ela mistura o passado e o presente, com construções antigas e charmosas misturadas à modernidade. Esse pode ser um ótimo local para morar ou programar um passeio, pois a região possui inúmeras opções de lazer como bares, museus, restaurantes e parques. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra 12 formas de se divertir no bairro Ipiranga!

1. Parque da Independência

Esse é um dos principais pontos turísticos de São Paulo, pois é procurado por muitos visitantes que gostam de conhecer melhor a história do país. Foi nesse local que Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil.

Na mesma região fica o Museu do Ipiranga, que possui mais de 125 mil objetos e documentos sobre a história de São Paulo, desde o século XVII até o início do século XX. A construção está fechada temporariamente para visitação para obras de restauração, mas o Parque da Independência continua aberto para visitantes.

Ele funciona diariamente das 5h às 20h, e está localizado na Avenida Nazaré, sem número.

2. Museu de Zoologia da USP

O espaço, construído na década de 40, possui um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Ele tem mais de 10 milhões de exemplares de espécies de animais e vida molecular, sendo que muitas estão extintas há anos. Inclusive, os materiais mantidos ali são usados para estudos sobre as mudanças ambientais.

Frequentemente, o Museu de Zoologia da USP sedia exposições de pesquisas e coleções de animais. O espaço fica aberto de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h, e tem entrada gratuita. O museu está localizado na Avenida Nazaré, 481.

3. Aquário de São Paulo

Se você tem vontade de conhecer a vida marinha, o Aquário de São Paulo é o lugar certo para ser visitado! Ele é considerado o maior da América Latina, pois possui 15 mil metros quadrados.

O local abriga aproximadamente 300 espécies de animais e faz os visitantes se sentirem imersos no meio ambiente.

Um dos setores retrata as florestas brasileiras, mostrando as espécies de água doce. Ali, o turista pode aprender sobre poluição dos rios e preservação do meio ambiente. Entre os animais que podem ser vistos estão: filhotes de jacarés albinos, lagartos, iguanas e serpentes.

Há também outro ambiente formado por um submarino naufragado rodeado por tubarões e raias, mostrando as diversas faces da vida marinha.

O aquário funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 19h. O ingresso para adulto custa R$ 85,00, mas na segunda-feira é oferecido desconto. O espaço fica localizado na Rua Huet Bacelar, 407.

4. Hambúrguer do Seu Oswaldo

Se a fome aparecer durante o passeio, é só correr para o Hambúrguer do Seu Oswaldo! O lugar foi inaugurado em 1966, e mantém clientes fiéis.

Na lanchonete, os clientes podem pedir um tradicional cheese salada, composto por pão, hambúrguer, queijo prato, maionese, alface e molho de tomate caseiro.

Para degustar o lanche, é necessário levar dinheiro, pois o local ainda não trabalha com cartão. O restaurante fica na Rua Bom Pastor, 1659.

5. Cantina do Magrão

Se você prefere uma comida italiana tradicional, a Cantina do Magrão é a melhor escolha.

Entre as opções mais procuradas pelos clientes estão: o ravióli recheado de cordeiro ao molho branco e o capeletti de quatro queijos, com cogumelo Paris e páprica picante. A cantina fica localizada na Rua Agostinho Gomes, 2988.

6. Restaurante Nico Pasta e Basta

A cantina oferece comida típica italiana, que costuma agradar o paladar dos clientes. Entre os principais pratos estão: Polenta cremosa com ragu de calabresa e alho-poró, Gnocchi de Batata com Tomate Fresco e Muçarela de Búfala, e Ravioli de Palmito ao molho de Tomate Seco.​ O restaurante fica localizado na rua Costa Aguiar, 1586.

7. Pizzaria Sala Vip

Ela foi inaugurada em 1992 pelo casal Sandra Delbosque e Nico Gonçalves. Hoje, quem visita o local precisa ter um pouco de paciência, pois é comum ter fila de espera.

Entre as opções oferecidas no cardápio estão: Carpaccio Sala Vip, pizzas sabor Caprese, Shitake e Pepperoni. A pizzaria está localizada na Rua Cisplatina, 195.

8. Damp Sorvetes

Se você visitar o bairro Ipiranga, não pode deixar de passar no Damp Sorvetes. Essa é a sorveteria mais tradicional do bairro, que tem orgulho de manter a aura retrô com janelas em arco e paredes de tijolos.

Entre as opções mais famosas de sorvete estão: castanha-do-pará, tapioca e abóbora com coco. Há ainda sabores diferenciados como água de rosas, violeta e capim-santo. A sorveteria fica localizada na Rua Lino Coutinho, 983.

9. Boteco São Jorge

Esse é o lugar ideal para tomar aquele chope gelado e degustar porções de botequim. O boteco fica localizado na Rua Cipriano Barata, 1913.

10. Mercado Municipal do Ipiranga

Ele possui diversas lojas com itens como carne, flores, queijos, produtos naturais, entre outras opções. O espaço sedia desde campanhas de vacinação até Feira do Livro. Ele fica localizado na Rua Silva Bueno, 2109.

11. Programas Culturais no Sesc Ipiranga

O local é uma das referências na região para quem gosta de assistir a uma boa peça de teatro, acompanhar shows e ver exposições. O espaço ainda disponibiliza sala de leitura, quadras poliesportivas e cafeteria. O Sesc Ipiranga fica localizado na rua Bom Pastor, 822.

12. Clube Atlético Ypiranga

O clube de futebol foi criado em 1906. O local possui academia, biblioteca, pista de boliche, piscinas e quadras esportivas para os sócios e visitantes. Também são oferecidos cursos de pintura, teatro, dança, judô, pilates e karatê.

Além disso, são ofertadas aulas de futebol de campo e de salão. O clube está localizado na Rua do Manifesto, 475.

Com tantas opções de lazer, o bairro do Ipiranga pode ser um ótimo lugar para morar! Gostou da ideia? Entre em contato conosco e conheça as opções de apartamentos que temos nessa região!