Quem não gosta de renovar os ambientes de casa? Mudar as cores das paredes, trocar os móveis, comprar novos acessórios, a lista pode ser grande e os gastos também. Se o imóvel requer uma boa reforma o preço dessa remodelação também aumenta bastante.

O ideal é tentar economizar sempre que possível, uma boa maneira de fazer isso é recorrendo às plataformas de crowdsoursing de decoração.

Na semana passada, o CoContest, plataforma italiana online dedicada ao design de interiores, encerrou um concurso de projetos, que é um bom exemplo de como é possível receber vários projetos interessantes de decoração, pagando muito pouco por isso.

O concurso em questão foi lançado algumas semanas atrás por Emanuele, um jovem italiano que mora e trabalha em Bruxelas. Ele queria renovar seu apartamento no centro da cidade. O local fica no pátio de uma antiga fábrica, que foi totalmente transformado para ter um uso residencial. Foi necessário realizar várias intervenções e reformas, a principal questão foi a redistribuição dos espaços internos.

O rapaz investiu U$550 e recebeu 28 projetos diferentes criados por diversos arquitetos de 7 países, tendo assim, acesso à idéias e soluções projetuais diverdas, o que teria sido muito difícil conseguir de outra forma. Com apenas alguns cliques e uma descrição sumária do que esperava, Emanuele recebeu muitas ideias novas para reiventar o seu espaço.

Depois de analisar detalhadamente todos os projetos propostos, o cliente escolheu como vencedora a proposta  criada pelo engenheiro Ginestra Sgherri, da região italiana de Toscana, que realizou um projeto muito simples mas ao mesmo tempo muito original. Veja aqui a proposta.

 

Mesmo sem vencer, podemos também destacar o projeto muito interessante proposto pelos designers romanos Zelda De Ruvo e Ilaria Palladenilli, caracterizado por um grande ambiente aberto (openspace) que integra no mesmo espaço a sala de estar, sala de jantar e uma área musical muito agradável com direito até a um piano.

Outro projeto super clean foi a proposta criada pela arquiteta sérvia Jelena Pucarevic , que escolheu um estilo muito particular de mobiliário para reposicionar a com a intenção de ganhar mais espaço para a sala de estar.