Manter receitas e despesas sob controle é essencial para a manutenção de uma boa saúde financeira. Ter surpresas negativas com o orçamento pode acarretar em uma série de transtornos, como congelamento de investimentos e não pagamento de contas.
Atualmente, a tecnologia ajuda as pessoas nesse campo tão importante das vidas pessoal e profissional. Ela tornou o gerenciamento das finanças pessoais bem mais simples e rápido, além de portátil.
Para lhe auxiliar, separamos 6 aplicativos incríveis que apoiam na administração da movimentação de recursos e na gerência de custos. Confira-os e não se perca nos números.
GuiaBolso
Oferecendo controle financeiro gratuito e integrado às contas bancárias por internet banking, o GuiaBolso livra o correntista de ficar anotando gasto por gasto no software. Essa é a grande vantagem do app: saldo e transações bancárias sempre atualizados e categorizados automaticamente.
A verificação é rápida de para onde o dinheiro está indo e de onde ele está vindo. Para segurança e privacidade, os dados são vistos apenas pelo usuário.
O recurso Planejamento Financeiro permite que se trace metas de gastos para cada categoria do orçamento com acompanhamento em tempo real.
A disponibilidade abrange os sistemas operacionais iOS e Android, em português.
Minhas Economias
O Minhas Economias é uma plataforma online e grátis. A principal funcionalidade é ajudar as pessoas a acompanharem o fluxo de recursos. Com o auxílio de gráficos e relatórios, o app reúne todas as contas cadastradas em um só lugar.
O recurso Gerenciador de Sonhos é o destaque, auxiliando no alcance de metas. Basta informar quanto custa seu sonho e quando você quer realizá-lo. A função calcula quanto será necessário poupar mês a mês para que o desejo torne-se aquisição de fato.
Com o site Minhas Economias, o usuário pode sincronizar a versão desktop com a aplicação móvel.
A ferramenta está disponível em português para iOS e Android.
Finance
O Finance organiza gastos em categorias e aposta no auxílio de um gráfico para mostrar quais áreas do orçamento consomem mais parte da renda.
Ao lançar receitas, é possível monitorar o saldo final das contas para certificação de que a pessoa está ganhando mais do que gastando.
O cadastro de despesas futuras, como parcelas de compras e financiamentos, é outro ponto interessante do aplicativo e muito útil – não existindo em várias outras aplicações.
Usuários de Android e iOS podem baixá-lo em língua portuguesa.
Organizze
O visual limpo e bonito facilita o uso do Organizze pela simplicidade. E pode ser utilizado também na versão web.
A plataforma salva os dados das finanças pessoais na nuvem, permitindo que sejam acessados de qualquer dispositivo da Apple. A sincronização com dados bancários ajuda o usuário a não deixar de registrar nenhum gasto debitado da conta corrente ou ganho creditado nela.
Está disponível apenas na loja de softwares iOS, somente em idioma inglês.
MoneyWise
O MoneyWise faz com que você assuma o controle de seu dinheiro com acompanhamento assessorado por gráficos profissionais.
A aplicação permite a criação de orçamentos, renomeação de seções previamente cadastradas e monitoramento do fluxo de caixa. Mas o diferencial é ferramenta de exportação de dados em planilha Excel para impressão ou HTML para backup.
A utilização pode ser feita apenas por usuários de Android, em português.
Mint
O destaque oferecido pelo Mint é a personalização. Os orçamentos são criados de acordo com o estilo de vida de cada de quem o utiliza. Além de dados bancários, integra também cartões de crédito. Em operações mais complexas, até mesmo conclui planejamentos futuros para o usuário.
Caso haja alguma movimentação fora do normal na conta corrente, o aplicativo notifica pelo smartphone.
A plataforma web do Mint ainda não está disponível no Brasil. Para celulares, a abrangência é iOS, Android e Windows Phone, apenas em inglês.
Já utiliza algum aplicativo para gerenciar suas finanças pessoais? Tem uma boa sugestão? Deixe nos comentários.
Mais Artigos...
- Passo a passo da compra de imóvel
- Deveres e direitos do locatário e do locador
- Imóvel novo para o seu filho: como escolher o ideal
- Manual da Casa Própria: tudo que você precisa saber para sair do aluguel
- Mesmo imóvel com preços diferentes: o que fazer?
- Quais são os passos para comprar um imóvel?
- Contrato de aluguel: o que deve constar no documento
- Amantes de futebol: 7 motivos casas para alugar na Mooca
- Usucapião – Como funciona?
- 6 dicas para fazer boa negociação na compra do primeiro apartamento