Com o passar do tempo, a sociedade vai se modificando e tudo ao nosso redor tende a acompanhar essas transformações. Antigamente, quanto maior um apartamento, melhor ele era considerado – mas isso também mudou! Hoje temos menos tempo e uma maior preocupação com praticidade e otimização de espaços.
Esses e outros fatores determinam o apartamento ideal. Muitas vezes, um espaço maior representa aumento dos gastos e não corresponde necessariamente a conforto e aconchego. Neste post, vamos te ajudar a saber qual o tamanho de apartamento ideal para suas necessidades e entender como menos pode ser mais!
Como escolher o tamanho de apartamento ideal?
Você já sabe que muitos aspectos influenciam a escolha de um apartamento, mas o principal ponto a levar em conta é que ele deve atender às suas necessidades e caber no seu bolso. Considere, ainda, que um apartamento menor demanda menos tempo e trabalho com limpeza e organização. Independentemente se você mesmo faz a faxina ou contrata alguém para o serviço, a redução de custos é perceptível no final do mês, pode fazer as contas!
Além disso, o apartamento deve estar de acordo com o tamanho e estilo de vida da sua família. Um apartamento amplo pode ser ideal para uma grande família, mas um imóvel de 2 quartos pode ser uma excelente opção para um jovem casal, proporcionando economia sem deixar de atender aos planos futuros de aumentar a família ou de fazer um escritório ou sala de TV.
Como decorar meu apartamento ideal?
Outra avaliação importante quanto ao tamanho do apartamento refere-se à usabilidade do espaço. Um apartamento deve satisfazer às necessidades de seus moradores de modo simples e inteligente. Nada de desperdiçar tempo, dinheiro e espaço!
Na hora de decorar um espaço pequeno, por exemplo, você vai precisar de menos móveis, criando ambientes clean, e pode dar preferência a um mobiliário menor e aconchegante – economizando espaço e dinheiro sem abrir mão de beleza e requinte. Outra boa aposta para esses espaços é investir em espelhos, que ampliam o ambiente e favorecem a iluminação, e fazer um bom uso das paredes disponíveis, dispensando aparadores e criados.
É possível criar ambientes bem organizados, que proporcionem maior comodidade e praticidade para o dia a dia. Como os pequenos apartamentos são uma tendência, principalmente para os novos casais e os solteiros, o mercado vem oferecendo boas soluções de organizadores e móveis que aproveitam melhor o espaço disponível.
Quais são os benefícios de um apartamento menor?
Escolher um apartamento menor não significa que você deverá renunciar ao conforto que a sua família merece. Além da possibilidade de fazer uso das áreas comuns do prédio, também é preciso entender que há outros grandes benefícios em optar por apartamentos pequenos.
Ao gastar menos com a compra do apartamento, com a limpeza da casa, com a compra dos móveis e com a decoração, você pode fazer aquela viagem que tanto sonha ou investir mais na sua carreira.
Depois de ter o apartamento dos seus sonhos e de economizar na compra, manutenção e decoração do seu imóvel, você vai ver que o apartamento ideal é aquele que atende às suas necessidades e cabe no seu orçamento, sem deixar de lado conforto e beleza.
Agora que você já sabe como escolher o tamanho de apartamento ideal, que tal conhecer algumas dicas de decoração para pequenos espaços? Nos vemos no próximo post!
Mais Artigos...
- 5 vantagens de morar em um apartamento pequeno
- Pontos de Interesse: a casa dos sonhos na vizinhança ideal
- Apartamentos à venda em Santana: conheça a história do bairro
- Deveres e direitos do locatário e do locador
- Comprar apartamento em prédio antigo ou novo? Saiba como escolher!
- Cuidados antes de alugar ou comprar – pragas
- Como investir em Fundos Imobiliários? Parte 2
- 4 aspectos que influenciam no valor dos imóveis
- Minha Casa Minha Vida: 6 perguntas e respostas sobre o programa
- Vivendo em Condomínio