Ao pensar em comprar um imóvel, você começa a avaliar as suas opções e logo pensa em financiar a casa própria. Afinal o financiamento é uma ótima forma de realizar o sonho de comprar uma casa, mas é preciso estar atento às restrições dessa modalidade de pagamento.
Essas restrições existem para assegurar que o comprador terá condições de pagar o financiamento e não ter problemas futuros. Confira 4 fatores que podem impedir o financiamento:
1. Nome negativado
A causa mais comum de não ter o financiamento aprovado pela instituição financeira é possuir o nome negativado — o famoso “nome sujo”. Se o comprador tem um episódio de inadimplência em seu histórico financeiro, será mais difícil achar um banco que aceite ceder crédito a ele. Por isso, não permita que o seu nome seja negativado.
O financiamento é uma excelente maneira de comprar o seu imóvel, mas é necessário fazer um planejamento financeiro para o financiamento e não ter surpresas no futuro!
2. Não possuir reserva para a entrada
Na hora de financiar um imóvel, é preciso ter uma reserva para dar de entrada. Especialistas recomendam financiar até 70% do valor total do imóvel. Isso significa que o restante deverá vir de outra fonte: da sua poupança ou do seu FGTS, por exemplo.
Dar uma entrada maior é uma forma inteligente de contratar um financiamento. Quanto maior o valor de entrada, menor será o montante financiado. Se o valor a ser financiado será menor, os juros também serão mais baixos.
3. Não ter renda suficiente
No financiamento, é preciso comprovar renda suficiente para o pagamento das parcelas. Para isso, o valor de cada parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda. Isso significa que uma pessoa que recebe R$ 2.500 só pode assumir parcelas de até R$ 750.
Porém, se essa é a sua situação, existe uma saída! A composição de renda familiar pode aumentar esse limite e te ajudar a financiar o imóvel.
4. Problemas com os documentos
Ao solicitar o financiamento imobiliário, você deverá apresentar alguns documentos à instituição financeira. Existem algumas diferenças entre os bancos, mas, em geral, você deverá providenciar os seguintes documentos:
- carteira de identidade;
- comprovante de renda;
- última declaração do imposto de renda;
- carteira de trabalho (para usar o FGTS).
Muitas pessoas não sabem disso e acabam perdendo a oportunidade de fazer o financiamento por possuir restrições com a Receita Federal, por exemplo. Outro problema comum é com a documentação do imóvel. Portanto, certifique-se de que toda a documentação está certa antes de dar entrada no pedido!
Estou pronto para financiar a casa própria!
Conquistar o imóvel dos seus sonhos pode estar mais próximo do que você imagina. As vantagens do financiamento são uma grande oportunidade para deixar a sua família ainda mais perto desse sonho, mas é preciso estar preparado para realizá-lo sem surpresas desagradáveis no caminho.
Por isso, determine o preço do imóvel e verifique se você possui renda e reserva suficientes para solicitar o financiamento para essa faixa de preço. Lembre-se também de ficar em dia com as suas contas para não ter nenhuma restrição no seu nome.
Com atenção a esses 4 fatores e seguindo as nossas dicas, vai ser muito mais fácil financiar a casa própria!
E você, gostou desse post? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para não perder outras dicas exclusivas como essas!
Mais Artigos...
- Hackathon da ABRAMIT traz soluções para o mercado imobiliário
- Como fazer um planejamento financeiro familiar eficiente?
- 5 despesas pessoais que você pode reduzir para ter mais dinheiro
- Vaga de garagem em apartamento: entenda as regras
- Conheça o programa Minha casa, Minha Vida
- Conheça as 5 melhores dicas para escolher um apartamento Como escolher o melhor bairro para morar? Entenda aqui! Comprar imóvel sem entrada: é possível? 5 complicações que você enfrenta vivendo de aluguel
- 4 erros financeiros dos recém-casados
- Taxas do imóvel: descubra o que precisa ser pago, quando e para quem!
- Como investir em Fundos Imobiliários? Parte 2
- Organização da casa na mudança