O começo da vida de todo casal é cheio de expectativas e descobertas. É tempo de fortalecer vínculos e perseguir metas conjuntas. Pode acontecer, entretanto, dos recém-casados escolherem morar com a sogra, seja por motivos financeiros ou de outra natureza.
Essa situação, se a princípio parece viável — e até mesmo vantajosa —, com o tempo tende a não ser a mais indicada.
Descubra 5 razões para deixar de lado a ideia de morar com os sogros e investir no seu próprio apartamento!
1. Ter liberdade
Poder ficar à vontade com quem você escolheu passar o resto da vida: essa liberdade você não vai ter se morar com a sogra. Veja que só o fato de estar na casa de familiares já limita o dia a dia do casal.
Quando se mora com outras pessoas, para tudo é preciso ter cautela. Senão, corre-se o risco de incomodar — ou ser incomodado.
Com isso, a liberdade do casal fica restrita às quatro paredes do quarto, o que pode acabar sendo sufocante. No seu apartamento, todos os ambientes são de vocês, que podem tocar a vida sem interferências.
2. Conquistar autonomia
Morar na casa dos sogros diminui a autonomia do casal, reduzindo suas oportunidades de amadurecer o relacionamento. Desse modo, quem decide morar com a família mesmo depois do casamento fica sujeito às regras que vigoram naquele espaço — ou seja, acaba vivendo de acordo com o ritmo de outras pessoas, em um ambiente que não é exclusivo dos dois.
Esse cenário é ruim para o casamento, que não evolui no sentido da autonomia. Ao contrário: mantém-se em uma relação de dependência. Já no lar do casal, quem estabelece as normas de convivência são vocês, passo fundamental para a autossuficiência.
3. Fazer seus próprios horários
Ter que seguir horários quando já se está casado é bem desagradável. Imagine que vocês saíram para aquela noitada, entraram tentando ser discretos mas acordaram os sogros.
Aí resta apenas respirar fundo e partir para as explicações, afinal, a casa é deles. Outra situação comum: vocês resolveram comer e já é madrugada. O barulho da cozinha acorda o pessoal e as reclamações começam.
Nada mais constrangedor, não é? Motivo de sobra para não querer repetir a dose e procurar deixar rapidinho de morar com a sogra!
4. Preservar a harmonia familiar
Pode até parecer contraditório, mas morar junto com os sogros é arriscar ver o bom relacionamento com eles ir por água abaixo. Fácil explicar: a rotina e os problemas que decorrem dela desgastam o relacionamento familiar. Isso não depende de muito tempo para acontecer, sendo comum poucos meses bastarem para o que era ótimo ficar insuportável.
Por isso, o ideal é cada um morar na sua própria casa, de modo que os encontros representem agradáveis momentos.
5. Poder arrumar a casa do seu jeito
Na casa da sogra, nada de mexer na disposição dos móveis ou fazer as alterações que você julga necessárias! Deixar tudo do jeito que você gosta e ter aquele conforto único, só mesmo quando você estiver no seu imóvel.
É fácil perceber, lendo as 5 dicas acima, que o ideal para quem acabou de descer do altar é ter um cantinho para chamar de seu. Além de todos os problemas evitados com a decisão de não morar com a sogra, comprar um imóvel é investir no futuro do casal. Então não espere mais e comece a planejar a compra de um apartamento para vocês!
Para saber como realizar essa meta, conheça as 5 dicas para otimizar as finanças e comprar um apartamento financiado!
Mais Artigos...
- Refinanciamento de imóvel: quando é possível entrar com o recurso?
- Saiba como quitar dívidas sem passar sufoco
- Imóvel usado: 6 problemas que você precisa ficar de olho
- O que considerar ao comprar um apartamento para o casal?
- A (des)conhecida Ação de Dano Infecto
- Vivendo em Condomínio
- Locação de imóveis: como encontrar a casa perfeita?
- Declaração do Imposto de Renda – Imóveis
- Documentos que precisam estar em dia para comprar um apartamento
- Imóvel para idoso: como escolher um ideal