Uma decisão tão importante quanto comprar um imóvel deve ser feita com muito cuidado e planejamento, certo? Mas como começar a fazer isso? Respire fundo, lembre-se das suas motivações e se prepare para fazer muita pesquisa e seguir firme com seus objetivos!
Preparamos um passo a passo para que você possa acertar na hora de comprar um imóvel. Confira!
Tenha seu orçamento bem claro
A compra de um apartamento pode ser um compromisso de uma vida inteira. Ter em mente quais são seus limites orçamentários para o presente e futuro é a melhor forma de começar a delinear a sua compra.
Por isso, faça um mapeamento completo dos seus ganhos e gastos. Se for necessário contrate um bom profissional que vai ajudar nessa tarefa, decifrando todo o seu orçamento de forma clara.
Defina a forma de pagamento
Existem diversas possibilidades de pagamento de um imóvel, tantas que é normal se sentir confuso. Afinal, é melhor guardar dinheiro e pagar à vista ou ir fundo no financiamento? Com ou sem entrada? Parcelas fixas ou progressivas?
Pesquise todas as modalidades de compra, desde o pagamento completo à vista até o financiamento mais longo. Com um orçamento bem definido, essa tarefa pode ser mais fácil do que parece.
A forma de pagamento também vai determinar boa parte do processo para obter a documentação do imóvel e o seu tempo comprometido com esse investimento. Por isso é importante que essa escolha seja feita com calma e com o máximo de informações possível.
Investigue bem suas opções e vá pela mais adequada às suas necessidades e possibilidades. Se necessário conte novamente com a ajuda de um bom profissional, como um contador ou corretor, que vai orientar você na direção certa.
Escolha o local certo
Comprar um imóvel também significa definir seu estilo de vida por muitos anos. Escolher o bairro ideal, porém, exige muita paciência e clareza das próprias necessidades e objetivos. Busque conhecer o máximo possível a história do local e a vizinhança.
Também verifique se existe comércio local, se o imóvel é próximo de vias de acesso que você usa no dia a dia e se existem escolas e suporte de serviços públicos — como postos de saúde, caso você precise. Além disso, é importante prezar pela segurança, verificando a reputação e o policiamento em diversos horários.
Avalie o imóvel escolhido
Depois de tantos passos, finalmente é a hora de escolher seu imóvel! Leve algumas coisas em conta, como:
- o tamanho e a quantidade de dormitórios;
- os serviços disponíveis no condomínio;
- a qualidade dos materiais de acabamento;
- as vagas de garagem;
- a iluminação e a ventilação do imóvel;
- a acessibilidade e a locomoção.
Pense também se, no longo prazo, esse imóvel ainda vai atender às suas necessidades. Se você deseja ter filhos, é importante que já exista um dormitório e que haja segurança para crianças pequenas. Se tem animais de estimação ou deseja ter, considere o tamanho do imóvel e o acesso a parques. São alguns detalhes que fazem toda a diferença na rotina e podem tornar um imóvel um sonho ou um pesadelo.
Com muito planejamento e conhecendo bem suas possibilidades e necessidades, comprar um imóvel fica bem mais descomplicado. Embora possa ser uma jornada difícil e longa, é possível atenuar com a ajuda de profissionais e de informação.
Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!
Mais Artigos...
- Sistema de Bandeiras Tarifárias: por que a conta de energia fica mais cara?
- Entenda a documentação de cada etapa do financiamento imobiliário
- Como reinventar sua casa confiando no Crowdsourcing
- 8 motivos indiscutíveis para investir em imóveis!
- Perdi o emprego: como fica meu financiamento do Minha Casa Minha Vida?
- Decoração de escritório: como escolher as cores das paredes?
- 12 dicas para fazer a decoração do quarto de bebê
- Manutenção da Cozinha
- Vale a pena investir em sala comercial para locação?
- 6 razões para sair do aluguel e conquistar a casa própria