Saiba como fazer a manutenção e os pequenos reparos nas torneiras do seu imóvel, para poder contar com esse líquido mágico para saúde (água), bem estar e economia no orçamento doméstico, já que a manutenção periódica proporciona maior durabilidade das torneiras e assegura melhor qualidade da água que você usa na sua casa.

Evite utilizar produtos abrasivos, como os ácidos e palha de aço, para fazer a limpeza da torneira. Esses produtos podem retirar o brilho dela, além de causar manchas. Utilize apenas um pano macio e úmido, com água e sabão neutro. É importante fazer uma limpeza externa e interna da torneira, periodicamente. Para retirar o calcário que se acumula no interior dela, desmonte a torneira e utilize algodão embebido em produtos a base de ácido cítrico, que não danificam o cromado das peças. Esse cuidado também serve para torneiras douradas. Nesta ocasião, pulverizadores e filtros internos também devem ser desmontados e limpos, mergulhados no mesmo produto usado para limpar a torneira, diluído em água.  Depois enxague bem. Não use vinagre em nenhuma parte da torneira, pois apesar de ser um produto “natural”, é ácido e pode danificar a torneira.

Verifique regularmente se a torneira está funcionando corretamente. Se você notar que ela está pingando, quando fechada, pode ser que haja acúmulo de detritos no encanamento, ou que a “borrachinha” (vedante) – no caso de torneiras comuns – já venceu. As torneiras mais modernas, chamadas de “¼ de volta” têm um mecanismo interno (chamado reparo) que dispensa o uso de vedante (borrachinha).

Além de fazer você gastar mais na conta de água (uma torneira pingando pode consumir até 46 litros de água por dia, ou seja, 1.380 litros de água por mês!).

Para evitar o desgaste do sistema de fechamento e vedação da torneira, não aperte excessivamente os registros das torneiras, com o tempo, isso causa o famoso “pinga-pinga”.

Antes de qualquer reparo ou limpeza interna na torneira, é necessário interromper o fluxo de água, fechando o registro, que pode ser local ou geral. Depois é necessário esvaziar o encanamento, deixando a torneira aberta até cessar a saída de água, por isso, lembre-se de reservar uma quantidade de água suficiente em algum balde para realizar a limpeza.  Proteja os cromados da torneira com um pano, para evitar riscos causados pelas ferramentas. Se a torneira for elétrica, lembre-se de interromper também a corrente elétrica, deligando o disjuntor geral.

Para desmontar a torneira e fazer o reparo ou a limpeza, você vai precisar de uma chave de fenda e um alicate, ou de uma chave inglesa, veda rosca e um vedante e ou um reparo interno, dependendo do tipo dela.

O pessoal do SOS Solteiros fez um tutorial super bacana ensinando como trocar a “borrachinha” da torneira:

Desmonte a torneira

Feche o registro

Localize o engate flexível (a mangueirinha branca)

Desenrosque o engate

Desmonte o reparo (de plástico) e encontre a borrachinha (vedante)

Solte o pino protetor, usando as mãos

Desenrosque o parafuso, usando a chave de fenda cruzada

Retire o acabamento, usando as mãos

Solte a tampa protetora, usando as mãos

Desenrosque o reparo (a parte branca) no sentido anti-horário, usando o alicate

Retire o eixo (de plástico) e verifique se não ficou nada dentro da torneira (caso o reparo da torneira seja de metal, veja o exemplo abaixo)

Retire o vedante velho e troque pelo novo

Remonte a torneira

Rosqueie o reparo na torneira

Coloque a proteção

Prenda o acabamento, usando as mãos

Parafuse, usando a chave de fenda cruzada

Rosqueie o pino, usando as mãos

Se você retirou a torneira toda da parede:

Passe veda rosca na ponta da torneira

Rosqueie o engate que está na parede

Desmonte o reparo (de metal)

Solte o pino protetor, usando as mãos

Desenrosque o parafuso, usando a chave de fenda cruzada

Retire o acabamento, usando as mãos

Desenrosque o reparo  no sentido anti-horário, usando as mãos

Se o reparo (parte de metal do eixo)  não sair inteiro

Observe a bucha (um pedacinho de plástico “bege” onde o reparo se apoia) dentro da torneira

Coloque o reparo de volta no buraco, e com a ajuda de um alicate puxe de forma que consiga tirar a bucha

O eixo deve sair completo com o reparo e a borrachinha

Cuide bem das torneiras da sua casa e evite dor de cabeça!